domingo, 5 de janeiro de 2014

Abdome de tanquinho

Ter um abdome de tanquinho não é tarefa fácil, e diga-se de passagem que para mulheres é mais complicado ainda por diversos fatores, um deles é que em determinados períodos do nosso ciclo menstrual tendenciamos a acumular líquido no corpo e isso muitas vezes nos deixa com a barriga mais inchada e saliente.

Vamos começar a desmistificar o tal do abdome de tanquinho entendendo primeiro o seguinte: Ele não depende apenas de exercício. Para se ter um abdome bem definido você precisa ter uma dieta regrada, com pouca ingestão de gordura e  sódio, além de fazer exercícios específicos para fortalecer a musculatura profunda e definir a musculatura mais superficial.

Não vou conseguir falar tudo sobre como conquistar o 'tanquinho', a questão de alimentação ficará portanto de lado e irei focar nos exercícios, ok?!

Existem muitas pessoas que mesmo magras tem uma barriga saliente, as vezes, isso é por conta do não fortalecimento de músculos mais profundos que desempenham o papel de contenção visceral. Em resumo você deve entender o seguinte: Suas vísceras pesam, existe um músculo que fica mais profundamente que o reto do abdome (aquele que quando definido faz os 'gominhos' do tanquinho) que funciona como uma cinta, ele envolve seu abdome, quando ele está forte essa 'cinta' natural segura o peso das vísceras e faz sua barriga ficar menos proeminente, se eles estiver fraco será como uma cinta frouxa, que não segurará de forma satisfatória as suas vísceras que irão se projetar formando aquela barriguinha indesejada.

Primeiro passo pra quem deseja ter um abdome de 'tanquinho' é fortalecer o transverso do abdome, sem isso você não vai ter total sucesso.

Segundo passo é trabalhar na definição dos músculos que ficam mais superficiais, como o reto abdominal (o dos 'quadradinhos' ou 'gominhos') e o oblíquos.

Por muito tempo eu malhava apenas em casa e não tinha tempo ou grana para frequentar uma academia, posso afirmar que é totalmente possível definir o abdome apenas em casa sem nenhum aparelho. Eu consegui dar a definição que desejava apenas realizando esses dois passos e creio que qualquer um seja capaz de fazer o mesmo.

A única coisa que deixo em alerta é: Quanto maior a concentração de gordura você tiver menor será a visibilidade da definição muscular, isso quer dizer que gordinhos em processo de emagrecimento também podem e devem fazer esses exercícios,porém será mais difícil perceber a evolução, mas relaxe porque ela aparecerá conforme você for perdendo gordura localizada.

Vamos aos exercícios!

1 - Prancha frontal. - Para fortalecer o transverso do abdome.

Coloque os antebraços no chão, apoie-se  com o cotovelo flexionado, com as pernas estendidas elevar-se, tendo como apoio a ponta dos pés e os antebraços.

Alinhe seu corpo, cuidado para que o bumbum não suba muito, deixe o pescoço alinhado com o resto da coluna.

Contraia o abdome e mantenha-se na postura por alguns segundos.

Você pode ir aumentando o tempo de permanência no exercício conforme for ganhando condicionamento físico, comece ficando apenas 10 segundos na posição, faça séries de 3 repetições descansando durante uma série e outra.

2 - Exercícios diversos para definir e fortalecer o abdome:

Eu fiz esses exercícios e posso atestar que o resultado é incrível, se não conseguir realizar nessa intensidade e quantidade pegue a forma como os exercícios são feitos e monte suas séries com menos repetições e mais tempo de recuperação, faça dia sim e dia não esse treino, se desejar pegue apenas um ou outro exercício.

















Beijocas e bora definir esse tanque!

Debbi Cruz

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog...pelas dicas...
    estou iniciando minha caminhada vegana...
    vou te falar q não está sendo muito fácil pelo costume que eu tinha com porcarias e com a carne...
    mas estou firme porque temos que nos unir contra toda essa crueldade..
    go vegan..
    vou sempre ficar visitando aqui...obg :D

    ResponderExcluir