quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Temperos Naturais.


Para termos uma boa reeducação alimentar, é sempre bom nos livrarmos do excesso do consumo de sal, principalmente dos temperos pronto já que a quantidade de sódio é elevada.
O excesso de sódio na circulação é capaz de reter líquido e aumentar a sensação de sede. Com isso, mais água passa a ser ingerida com o objetivo de diluir o sal e maior será o volume de líquido na corrente sanguínea, o que pode levar ao aumento da pressão arterial e à sobrecarga do coração.

Por isso uma boa opção é sempre utilizar os temperos naturais, uma boa dica para isso é fazer uma hortinha em casa, você vai utilizar temperos saudáveis,  além de deixar o ambiente  uma graça.


Minha mãe já até plantou aqui em casa algumas, mas como não temos tanto tempo para cuidar e a variedade não é grande, acabamos comprando no mercado central mesmo, já que a variedade é enorme, e são todas fresquinhas.
 
Os aromas e sabores dos temperos podem tornar os pratos deliciosos e saudáveis. Ervas aromáticas, como alecrim, tomilho, hortelã, salsa, erva-doce, sálvia, assim como temperos do tipo pimenta-do-reino, pimenta de cheiro, canela, cravo podem fazer a grande diferença na preparação de pratos. 
Outra alternativa é o uso de vinagre e limão, assim como alho, cebola, além da cebolinha. Pode-se usar um moedor e moer várias ervas aromáticas juntas para obter uma mistura fina, que pode ser colocada no saleiro e utilizada à vontade na preparação e na finalização de pratos em substituição ao sal. Preparar molhos caseiros com casca ou suco de limão ou laranja ou até vinagrete para temperar saladas.
 
Esses temperinhos, além de seus deliciosos sabores, têm em sua composição substâncias que auxiliam o bom funcionamento do organismo. diminuir o sal pode ser uma boa pedida para a sua saúde, mas não é necessário que sua comida fique sem graça.  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário