quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pedale!

São muitos os benefícios trazidos pelas bikes, sejam elas convencionais (que nos levam a lugares diferentes) ou aquelas que ficam paradas dentro de salas fresquinhas de academia... Particularmente eu prefiro pedalar pelas ruas  e bosques do bairro onde moro do que ficar na academia pedalando, mas o importante mesmo é pedalar!

Pedalar é um ótimo exercício para fortalecer as pernas, coxas, glúteos, e o que pouca gente sabe é que também ajuda a fortalecer os músculos abdominais mais internos, pois pedalar exige uma postura ereta então estamos a todo momento com essa musculatura sendo contraída.

 Por se tratar de um exercício aeróbico ele ajuda na eliminação de gorduras, ou seja, se combinado com uma alimentação balanceada e apropriada, pedalar emagrece!

O seu coração fica mais forte quando você pedala frequentemente, pois ele é condicionado a trabalhar de forma mais eficiente, o que é ótimo, pois implicará na redução da pressão arterial e melhor oxigenação do corpo. 

Os movimentos de flexão e extensão das coxas, pernas e tornozelos lubrifica as articulações, deixando-as portanto mais saudáveis e menos pré-dispostas a lesões. Frequentemente na clínica de reabilitação usamos a bicicleta elétrica para fortalecer a musculatura e as articulações dos pacientes que estão pra receber alta, a recomendação é: Faça sempre, pois não se trata apenas de um método de  reabilitação, pedalar é uma medida de prevenção!

Eu e a minha vizinha pedalando pelas ruas do nosso
condomínio. A foto foi tirada pelo meu vizinho, que também
estava pedalando!
Nem sempre quem está acima do peso pode fazer corridas ou caminhadas demoradas, pois corridas e caminhadas são exercícios que naturalmente geram impacto sobre as articulações, se estamos pensando em uma pessoa obesa o mais indicado é uma atividade sem  impacto, no caso a bicicleta se torna  o recurso ideal para quem deseja exercitar-se e tem problemas articulares ou não pode realizar exercícios com grande impacto.

Pedalar aumenta sua imunidade, pois estimula o seu sistema imunológico te deixando mais protegida contra os vírus e bactérias nocivas. (A ressalva aqui é a seguinte: Tenha bom senso, não pedale em dias muito frios ou chuvosos, pedalar também não faz milagre!).


Além de tudo isso, andar de bicicleta é uma atividade social, e nada é mais gostoso do que pedalar com amigos!

Mesmo nas bicicletas ''convencionais'' é possível administrar intensidades diferentes, algumas possuem um sistema de marcha e ainda graus de dificuldade tal como as bicicletas da academia. Você pode escolher o solo de acordo com o seu condicionamento, andar no asfalto ou em um piso liso é mais fácil do que subir uma colina ou andar em terreno arenoso ou na grama.

As vezes penso que escolher um treino sobre duas rodas e um guidom envolve muita criatividade, pois é possível fazer vários níveis de dificuldade usando os recursos que o próprio local oferece....


Beijocas, e bora pedalar!
Debbi Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário